Agosto: Mês das Vocações 

 

         A Igreja Católica, desde o ano de 1981, celebra o mês de agosto como o mês das vocações. A idéia é fazer com que os cristãos façam uma reflexão sobre as diversas vocações e maneiras de servir a Deus. Em agosto, celebramos também, as festas de Santo Cura D’ars, de Santa Ana e São Joaquim, da Transfiguração do Senhor e da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, todos modelos fiéis de santidade e obediência.

 

 

      Durante o mês de agosto, a Igreja nos apresenta as diversas vocações existentes e nos convida a rezar por cada uma delas. O primeiro domingo é dedicado à vocação dos ministros ordenados: bispos, sacerdotes e diáconos. A Igreja necessita de boas e numerosas vocações sacerdotais e religiosas, que tenham sua origem na vontade de Deus. Celebrar esse dia é acreditar no chamado que Cristo fez aos seus discípulos para que levassem sua palavra até os confns da terra. 

      No segundo domingo celebramos a vocação matrimonial. Os pais devem ser os primeiros educadores e principais catequistas dos filhos. O matrimônio santifica o casamento entre homem e mulher, co-criadores, com Deus, da espécie humana. Institui-se no Brasil a Semana da Família, celebrada entre o 2º e o 3º domingo de agosto.

       O terceiro domingo é dedicado à vida consagrada. A vocação religiosa constitui um estado de vida em que mulheres e homens se consagram a Deus e à Igreja pelos votos de pobreza, obediência e castidade. A vida religiosa faz parte integrante da santidade da Igreja.

          No quarto domingo celebramos a vocação dos leigos e leigas, com extensão para o catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho do Evangelho de Cristo no mundo.

      É importante que neste mês, de modo especial, possamos nos comprometer com a vivência da nossa vocação e rezarmos intensamente pelas vocações seguindo o pedido de Jesus: Enviai, Senhor, operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos!

 

Tainara Costa - Equipe Rádio Maria

 

 

Doações

Aplicativos

Dispositivos Android

 Dispositivos Iphone

Dispositivos Windows Phone