Carisma

 

A Rádio Maria é um instrumento da Nova Evangelização que se põem a serviço da Igreja do Terceiro Milênio, como emissora católica comprometida no anuncio da conversão através de uma grade programação que oferece um amplo espaço para oração, para catequese e para promoção humana.Os fundamentos do seu apostolado são a confiança na divina providencia e na dependência dos voluntários.

Instrumento a serviço de Maria

Deus escolhe os instrumentos mais fáceis para encontrar os homens. Ele usou o livro para comunicar a Sua Palavra e pregação para espalhá-la. A rádio se propõe a tarefa de propagar a palavra. Na verdade, o instrumento radiofônico é portador da voz, a partir da boca do falante, chega aos ouvidos do ouvinte: fides ex auditu, a fé provém da pregação (Romanos 10,17). A proclamação da Palavra de Deus é o grande meio usado por Jesus Cristo e os apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16, 15-16). A rádio é, portanto, um meio simples e eficaz para a propagação do Evangelho. A evolução tecnológica tornou um instrumento generalizado que alcança as pessoas onde quer que estejam. A rádio é um instrumento, por sua própria natureza, missionário. A voz chega ao coração e o questiona. A centralidade da rádio não exclui, mas, pelo contrário, valoriza os meios auxiliares de comunicação social, que a inovação técnica propõe.

  A Divina Providência apoio seguro da Rádio Maria

“Buscai antes o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Lucas 12, 31). O trabalho bem feito é abençoado por Deus. Rádio Maria para suas necessidades materiais conta apenas com a generosidade de seus ouvintes e admiradores. Renuncia ao financiamento publicitário e de outras fontes que podem limitar ou condicionar a sua missão. O apoio dos ouvintes não diminui e isso é uma garantia e, ao mesmo tempo, um controle da qualidade dos programas. A experiência mostra que a Rádio Maria encontra no seu público os recursos necessários. Rádio Maria evita as formas espúrias de financiamento como, por exemplo, a transmissão paga de programas dos outros. A confiança na Divina Providência não é passiva, mas operacional e exige medidas adequadas para tornar corresponsáveis os ouvintes no apoio diário.

Rádio Maria anuncia a conversão

“Fazei penitência e crede no evangelho” (Marcos 1, 15). Rádio Maria, através de sua programação, chama os homens à conversão, para que eles possam caminhar na luz de Deus e viver em paz. A programação da Rádio Maria é inspirada nos valores espirituais e morais do Evangelho e nos ensinamentos da Igreja Católica. Os principais componentes da programação da Rádio Maria são a oração, evangelização e promoção humana de inspiração cristã e a informação iluminada pela fé. Também a música deve elevar a alma e abrir os corações. A oração é a atividade mais importante da Rádio Maria e inclui: as orações do bom cristão de manhã e à noite; transmissão diária da Santa Missa pelas paróquias e comunidades; a Liturgia das Horas; o Santo Rosário; o Angelus; devoções e orações especiais. A evangelização refere-se a todo o patrimônio de fé e cultura da Igreja Católica e inclui: o anúncio das verdades fundamentais da fé; a explicação sistemática do Catecismo da Igreja Católica; cursos de Teologia Dogmática, Teologia Moral, Sagrada Escritura, Espiritualidade, História da Igreja, Mariologia, Hagiografia, Doutrina Social da Igreja, Problemas Pastorais, Ecumenismo, Religiões não cristãs, etc. A promoção humana e social concentra-se em particular, na Família, Educação, Bioética, Saúde, Trabalho, Respeito do criado, etc. A informação apresenta os acontecimentos do mundo na visão da fé e informa corretamente os ouvintes sobre a vida da Igreja universal e local. Em todos os momentos da sua programação Rádio Maria deve comunicar luz, paz e fraternidade.

O Voluntariado è a força motora da Rádio Maria

“Dai, e dar-se-vos-á” (Lucas 6, 38). O projeto da Rádio Maria baseia-se na contribuição insubstituível do voluntariado. Os voluntários são o coração bombeando sangue para todas as partes do corpo. O espírito do voluntariado é o desejo de ajudar a Nossa Senhora na realização de Sua obra materna de paz e amor. O espírito do voluntariado é uma chama acesa em todos os operadores da Rádio Maria, mesmo aqueles contratados. Todas as transmissões da Rádio Maria são gratuitas. É necessário solicitar os voluntários nos diversos serviços auxiliares que estão ao seu alcance. Os ouvintes da Rádio Maria são uma fonte inesgotável de voluntariado. O espírito de voluntariado e, portanto, a gratuidade de todos os encargos na associação e o controle da administração por uma organização independente são parte integrante do espírito de Administração da Identidade de uma Rádio Maria.

Rádio Maria na Igreja e na sociedade

A Rádio Maria opera tanto na comunidade eclesial como na sociedade multi-religiosa de hoje. O instrumento da rádio, por sua natureza estende-se a toda a população. O destinatário da mensagem é cada homem que carrega em seu coração a fome de Deus e a necessidade de salvação. As ondas do éter levam a luz do Evangelho para além das fronteiras da Igreja. Uma parte dos ouvintes e apoiadores da Rádio Maria são ovelhas que estão fora do aprisco. Apesar de ser uma Associação civil, Rádio Maria garante a vigilância da Igreja Católica sobre a mensagem transmitida através da presença do Padre Diretor, tendo a permissão da autoridade eclesiástica competente. A Família Mundial da Rádio Maria é o interlocutor da Autoridade Eclesiástica local para todas as questões de interesse mútuo e mantém reuniões regulares com o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais. Rádio Maria está empenhada particularmente, em seguir os ensinamentos e orientações pastorais do Sumo Pontífice.

 

 

 

Doações

Aplicativos

Dispositivos Android

 Dispositivos Iphone

Dispositivos Windows Phone